PN da Chapada dos Veadeiros
GO

estatísticas da área

Espécies registradas::
162
Espécies com foto:
162
Espécies com som:
5
Total de registros:
486
Total de fotos:
481
Total de sons:
5

primeiros registros fotográficos

andarilho
Rogerio Knebel
bandoleta
Rogerio Knebel
curicaca
Joel Denozor
sovi
Joel Denozor
surucuá-variado
Joel Denozor

primeiros registros sonoros

arara-canindé
Ednardo Mota
beija-flor-de-orelha-violeta
Fabricio Grigolin
choca-de-asa-vermelha
Rodrigo Santiago O. C.
beija-flor-vermelho
Tiago Junqueira
Áreas de Observação

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

O parque nacional da Chapada dos Veadeiros é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região nordeste do estado de Goiás, na Chapada dos Veadeiros. O parque abrange uma área de 65 514 ha de cerrado de altitude, dos quais aproximadamente 60 % ficam em Cavalcante e os demais 40 % em Alto Paraíso de Goiás.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado através do Decreto Nº 49.875, emitido pelo então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, em 11 de Janeiro de 1961.Em dezembro de 2001 o parque foi incluída na lista do Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O acesso ao parque se dá pelo Povoado de São Jorge, que está ligado à cidade de Alto Paraíso de Goiás por uma estrada parcialmente asfaltada de 36 km. Guias para o acompanhamento dos visitantes do parque podem ser encontrados no povoado próximo à entrada do parque.

História

O povoamento da região começou em torno de 1750, com a implantação da propriedade do Sr. Francisco de Almeida, chamada de Fazenda Veadeiros, onde atividades de pecuária e do cultivo de trigo e café se aglomeraram em pequena escala.

Diversos viajantes passaram pelo local ao longa da história: Em 1892, a Comissão Exploradora do Planalto Central, comandada pelo astrônomo Luís Cruls, expedicionou pela chapada e região, com a finalidade de delimitar e fazer levantamento da área que deveria receber a futura capital do Brasil.Em 1926, a chapada foi atravessada pela Coluna Prestes. Em 1931, a serviço do correio aéreo nacional, o brigadeiro Lysias Rodrigues passa por Veadeiros, vindo de São Paulo em direção a Belém. Seus diários foram publicados no livro O roteiro do Tocantins.

Antes disso, em 1912, foi descoberta a primeira jazida de cristal de rocha da região, o que originou um surto de atividade garimpeira, incluindo a fundação do Povoado de São Jorge. Tal atividade foi se tornando menos interessante ao longo da segunda metade do século XX, especialmente depois da criação do parque nacional.

Em 11 de novembro de 1961, o então Presidente da República, Juscelino Kubitschek, através do Decreto n° 49.875, cria o parque, com o nome de Parque Nacional do Tocantins. Sua área original era de 625 mil ha, cerca de dez vezes maior que a área atual. Com o tempo, parte das terras foi sendo perdida por disputas judiciais. Em 1972, perdendo as terras às margens do rio Tocantins, o parque adotou o nome atual.

Infra-estrutura

Alojamentos, áreas de camping, opções para alimentação…

Últimos registros fotográficos

Últimos registros sonoros

Referências